domingo, 3 de junho de 2012

Nesta semana irei usar um trabalho de outra pessoa para demonstrar as OPÇÕES QUE INTEREFEREM NO EQUILÍBRIO DO ORGANISMO:

http://www.slideshare.net/nunocorreia/opes-que-interferem-no-equilibrio-do-organismo


Reflexão:
 
As opções de vida que promovem o equilíbrio do organismo humano incluem uma alimentação equilibrada, a prática de exercício físiso e bons hábitos de higiene.



Uma alimentação completa e equilibrada é aquela que fornece ao organismo todos os nutrientes, nas proporções adequadas ao seu funcionamento equilibrado.


Os distúrbios alimentares consistem em erturbações psicológicas que se caracterizam por graves irregulariedades ao nível da ingestão de alimentos. Entre eles, destacam-se a anorexia nervosa e a bulimia nervosa.


O alcoolismo pode ser definido como o consumo constante e excessivo de bebidas alcoólicas,a ponto de este tipo de comportamento interferir com a vida pessoal, familiar, social e professional do indivíduo.


Durante a combustão do tabaco produzem-se milhares de substâncias que são transportadas pelo fumo até aos pulmões. Na sua grande maioria, estas substâncias actuam sobre o sistema respiratório, sendo algumas absorvidas para o sague, a partir do qual actuam em diversas zonas do organismo.


As chamadas drogas ilícitas, isto é, cujo consumo é proibido por lei, são todas perigosas, produzindo no indivíduo alterações de carácter físico e psíquico, mesmo que consumidas ocasionalmente.


Toxicodependente é um consumidor habitual de drogas, sendo física e psicologicamente dependente delas.


Os programas de desintoxicação das drogas passam por três fases: a desintoxicação física, a reabilitação psicológica e a reinserção social.


Ao longo da história da Medicina têm sido produzidas muitas substâncias com o único objectivo de servirem para fins terapêuticos. Porém, muitas substâncias são hoje utilizadas como drogas ilícitas.

sábado, 26 de maio de 2012


Este video fala da constituição do Sistema Urinario e tambem das doenças associadas a este sistema.
Espero que gostem do video!
Deixem comentarios !
O Sistema Urinário é composto por:
- Rins
- Bexiga urinária
- Ureteres
- Uretra

Funções do sistema Urinário
- Produzir, armanezar e eliminar a urina;
- Regular o volume a composição química do sangue e seu volume;
- Eliminar o excesso de água e resíduos do corpo humano, através da urina;
- Garantir a manutenção do equilíbrio dos minerais no corpo humano;
- Auxílio na regulagem de produção das hemácias (células vermelhas sanguíneas)

Principais doenças do sistema urinário:
- Glomerulonefrite (inflação dos glomérulos do rim).
- Insulficiência Renal (diminuição ou interrupção no processo de filtragem glomerular).
- Doença do Rim Policístico (doença hereditária que se caracteriza pela formação de cistos nos túbulos renais).
- Proteinúria (presença de excesso de proteínas na urina que pode significar deficiência no funcionamento dos rins).
- Incontinência Urinária (dificuldade ou falta total do controle da bexiga, gerando a eliminação involuntária de urina)
 

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Sistema Digestivo


Vídeo sobre a digestão e nutrição:




Reflexão:

Como podemos observar no vídeo a digestão é um processo longe e muito complexo, tendo várias fases em que o alimento está na boca e passa a bolo alimentar, passa para o estômago e formar o quimo, passa para o intestino delgado formando o quilo, e os produtos que não são absorvidos como as fibras vão para o intestino grosso onde se formam e armazenam as fezes, este processo acaba quando as fezes são expulsas do organismo através do ânus.

domingo, 13 de maio de 2012

 Sistema Digestivo



O Sistema Digestivo é formado pelo tubo digestivo e suas glândulas anexas e tem como função retirar dos alimentos ingeridos os nutriente necessários para o desenvolvimento e a manutenção do organismo , isto é , o tubo digestivo tem a função de transformar alimento em nutrientes e absorvê-lo ,mantendo , ao mesmo tempo, uma barreira entre o meio interno e o meio externo do organismo .
Onde ocorre a digestão :
O primeiro passo deste complexo ocorre na boca ,onde o alimento é triturado pelos dentes na mastigação e umedecido pela saliva . Nesta região se inicia a digestão, do alimento ,processo que se continua no estômago e termina no intestino delgado ,onde o alimento é transformado em seus componentes básicas ,que são assim absorvidos .no intestino grosso há absolvição de água ,e consequentemente as fezes tornam-se semi-sólidas .
O que é digestão ?
É o conjunto de reações químicas por meio das substancias complexas macro moleculares são transformadas em outras mais simples ,de moléculas menores .
O tubo digestivo é formado por:
Boca
Faringe
Esôfago
Estômago
Intestino delgado
Intestino grosso
Ânus
As glândulas anexas são formadas por:
Glândulas salivais
Pâncreas
Fígado




Nutrientes

Os nutrientes são os produtos que obtemos depois da transformação dos alimentos no nosso organismo e todos eles desempenham funções essenciais ao crescimento e à vida.

Por sua vez, os nutrientes agrupam-se em proteínas, hidratos de carbono (glícidos), gorduras (lípidos), vitaminas, minerais e oligoelementos, fibras e água.

Função Energética

As proteínas, os hidratos de carbono e as gorduras fornecem a energia necessária a todos os processos (por exemplo, andar) e reacções do organismo (por exemplo, respirar).

Funções Reguladora

As fibras, a água, as vitaminas e os minerais e oligoelementos (por exemplo, o ferro presente na carne) regulam e activam as reacções que ocorrem no organismo (por exemplo, a actividade intestinal) e permitem que outros nutrientes sejam aproveitados e o protejam de diversas agressões e doenças.

terça-feira, 1 de maio de 2012

Sistema Linfático:


O sistema linfático é uma rede complexa de órgãos linfóides, linfonodos, ductos linfáticos, tecidos linfáticos, capilares linfáticos e vasos linfáticos que produzem e transportam o fluido linfático (linfa) dos tecidos para o sistema circulatório. O sistema linfático é um importante componente do sistema imunológico, pois colabora com glóbulos brancos para proteção contra bactérias e vírus invasores.
O sistema linfático possui três funções interrelacionadas: (1) remoção dos fluidos em excesso dos tecidos corporais, (2) absorção dos ácidos graxos e transporte subsequente da gordura para o sistema circulatório e, (3) produção de células imunes (como linfócitos, monócitos e células produtoras de anticorpos).
Os vasos linfáticos têm a função de drenar o excesso de líquido que sai do sangue e banha as células. Esse excesso de líquido que circula nos vasos linfáticos e é devolvido ao sangue chama-se linfa.





Conclusão:
O sistema linfático serve de ajuda aos globulos brancos para combater os invasores do corpo humano, e tem 3 funções interrelacionadas:
1ª- remoção dos fluidos em excesso dos tecidos corporais
2ª-absorção dos ácidos graxos e transporte subsequente da gordura para o sistema circulatório
3ª-produção de células imunes (como linfócitos, monócitos e células produtoras de anticorpos).

sábado, 21 de abril de 2012

Constituição do Sistema Respiratório


Fossas nasais – são duas cavidades que comunicam com o exterior através das narinas. São revestidas internamente por células secretoras de muco e por células ciliadas.

Faringe – tubo muscular que comunica com a laringe.

Laringe – é o órgão que comunica com a traqueia. Nela localizam-se as cordas vocais.
 
Traqueia – é um canal com cerca de 12 cm, constituído por anéis cartilagíneos e por músculos. O seu interior é revestido por uma membrana mucosa, formada por células ciliadas e por células secretoras de muco.
 
Brônquios – canais formados por anéis cartilagíneos, completos e internamente revestidos por uma membrana mucosa, com células secretoras e ciliadas. Cada um dos canais penetra num pulmão, e ramifica-se como uma árvore, árvore bronquial, em ramos cada vez mais finos. 
  
Bronquíolos – são tubos finos que apresentam dilatações nas extremidades – sacos alveolares. Os bronquíolos possuem um revestimento interno semelhante ao dos brônquios.
 
Pulmões – são um par de órgãos elásticos e esponjosos, localizados na caixa torácica, sob proteção das costelas, do esterno e da coluna vertebal
 

Ciclo Cradíaco



Ciclo Cardíaco - O coração realiza movimentos rítmicos de contracção e de relaxamento denominados, respectivamento, sístole e diástole. Estes movimentos provocam diferenças de pressão responsáveis pela circulação do sangue.

O ciclo cardíaco  consiste em duas sístoles (contracções) e uma diás­tole (relaxamento).
Sístole auricular as aurículas cheias de sangue contraem-se simultaneamente, as válvulas auriculoventriculares abrem e as semi­lunares fecham. O sangue passa das aurículas para os ventrículos.
Sístole ventricular - as válvulas auriculoventriculares encontram-se fechadas. Os ventrículos contraem-se e as válvulas semilunares abrem-se.  O sangue é bombeado para as artérias pulmonar e aorta para chegar aos vários órgãos. Nesta altura, a pressão que o sangue exerce sobre as artéria é grande
Diástole - as aurículas e os ventrículos relaxam, aumentando o seu volume, permitindo que o sangue entre pelas veias cavas e pulmona­res para as aurículas direita e esquerda, respectivamente, e destas para os ventrículos. Nesta fase, as válvulas auriculoventriculares encontram-se abertas e as semilunares fechadas, impedindo que o sangue flua para as artérias. A pressão arterial é mínima nesta altura. O enchimento completo dos ventrículos só ocorre na sístole auricular.

Estrutura do Coração

As setas brancas representam o trajecto do sangue. Lembrem-se que, em qualquer lado (direito ou esquerdo), o sangue entra nas auriculas através das veias. Das aurículas, o sangue passa para os ventrículos e as válvulas (bicúspide ou tricúspide) fecham-se. Dos ventrículos, o sangue é impulsionado para as artérias e as válvulas semilunares fecham-se.

sábado, 14 de abril de 2012

Sistema Cárdio-respiratório



O organismo humano é submetido a diversas situações em que a troca entre as células e o meio externo ocorrem a um ritmo variável. Este ritmo está dependente da função do sistema cárdio-respiratório que engloba o sistema cardiovascular e o sistema respiratório.





 Vasos sanguíneos

O sangue, quando sai do coração circula em artérias, que se ramificam em arteríolas e estas, por sua vez, dividem-se em capilares.

Os capilares reúnem-se, formando as vénulas que, unindo-se umas às outras vão formar as grande veias que vão conduzir o sangue para o coração.

Os diferentes vasos sanguíneos têm características diferentes. Podem apresentar vários diâmetros, desde 3 mm nos capilares até 3 cm nas artérias. A constituição da parede também é diferente.

As artérias possuem uma espessa camada de origem muscular e elástica. As veias apresentam uma parede flácida e menos espessa que as artérias. A parede dos capilares é muito fina, constituída por uma só camada de células.

As veias possuem ainda, no seu interior, válvulas, que são responsáveis pela movimentação do sangue


Grande circulação

O sangue arterial sai do ventrículo esquerdo, pela artéria aorta. Esta a artéria vai-se ramificar noutras artérias de menor calibre, que vão conduzir o sangue aos vários órgãos

Dentro dos órgãos as artérias dividem-se em arteríolas. O sangue vai então percorrer as redes de capilares, onde liberta o oxigénio e recebe o dióxido de carbono, passando de sangue arterial a sangue venoso.

Os capilares sanguíneos vão se transformar em vénulas, que por sua vez vão dar origem as veias.

As veias da cabeça e membros superiores juntam-se formando a veia cava superior.

As veias do restante corpo juntam-se formando a veia cava inferior.

O sangue vai circular nas veias cavas até entrar na aurícula direita, concluindo-se assim a grande circulação ou circulação sistémica.


  
Pequena circulação

A sístole do ventrículo direito bombeia o sangue venoso para artéria pulmonar.

A artéria pulmonar divide-se em duas, levando o sangue para os dois pulmões. As artérias dividem-se em arteríolas e estas em capilares pulmonares.

Ao nível dos capilares pulmonares o sangue venoso liberta dióxido de carbono e recebe o oxigénio, transformando-se em sangue arterial. Este processo designa-se de hematose pulmonar.

Os capilares juntam-se formando vénulas e estas originam quatro veias pulmonares, duas de cada pulmão.

As veias pulmonares conduzem o sangue para a aurícula esquerda. A sístole auricular lança o sangue arterial para o ventrículo esquerdo, concluindo-se a pequena circulação ou circulação pulmonar.


Conclusão: Concluímos que o sistema cárdio-respiratório engloba dois outros sistemas, o cardio-vascular e o respiratório e que tem uma função muito importante para o nosso organismo.
Vimos que existem vários tipos de vasos sanguineos, as artérias, as veias, as arteríolas, as vénolas e os capilares.
Vimos que a circulação pulmonar ou pequena circulação que começa no ventriculo direito (sangue venoso), é bombeado para a artéria pulmonar (sangue venoso) que se divide em arteriolas (sangue venoso) que passa para os capilares pulmonares (sangue venoso e arterial) que passa para vénulas (sangue arterial) que segue para a veia pulmonar (sangue arterial) e chega a aurícula esquerda (sangue arterial).
Na grande circulção ou circulação sistémica ventrículo esquerdo (sangue arterial) que é bombeado para artérias (sangue arterial) que se ramifica em arteriolas (sangue arterial) depois capilares (sangue arterial e venoso) que passa para vénulas (sangue venoso) depois para as veias cavas superior e inferior (sangue venoso) e chega a aurícula direita (sangue venoso).