Ciclo Cardíaco - O coração realiza movimentos rítmicos de contracção e de relaxamento denominados, respectivamento, sístole e diástole. Estes movimentos provocam diferenças de pressão responsáveis pela circulação do sangue.
O ciclo cardíaco consiste em duas sístoles (contracções) e uma diástole (relaxamento).
Sístole auricular - as aurículas cheias de sangue contraem-se simultaneamente, as válvulas auriculoventriculares abrem e as semilunares fecham. O sangue passa das aurículas para os ventrículos.
Sístole ventricular - as válvulas auriculoventriculares encontram-se fechadas. Os ventrículos contraem-se e as válvulas semilunares abrem-se. O sangue é bombeado para as artérias pulmonar e aorta para chegar aos vários órgãos. Nesta altura, a pressão que o sangue exerce sobre as artéria é grande
Diástole - as aurículas e os ventrículos relaxam, aumentando o seu volume, permitindo que o sangue entre pelas veias cavas e pulmonares para as aurículas direita e esquerda, respectivamente, e destas para os ventrículos. Nesta fase, as válvulas auriculoventriculares encontram-se abertas e as semilunares fechadas, impedindo que o sangue flua para as artérias. A pressão arterial é mínima nesta altura. O enchimento completo dos ventrículos só ocorre na sístole auricular.
Sem comentários:
Enviar um comentário